quinta-feira, 7 de junho de 2007

Relação ética com o conhecimento produzido por outros autores

O papel do professor como intermediário no processo de elaboração do conhecimento passa pela necessidade de adaptação de sua prática pedagógica às novas tecnologias como a Internet. Esta fornece um manancial de recursos que, de forma cuidadosa, podem ser usados em benefícios da aprendizagem do aluno. Como diz Moran, “A Internet ao tornar-se mais e mais hipermídia, começa a ser um meio privilegiado de comunicação de professores e alunos, já que permite juntar a escrita, a fala e a imagem a um custo barato, com rapidez, flexibilidade e interação até pouco tempo impossíveis.” Portanto, é preciso acompanhar bem de perto o uso que o aluno faz das ferramentas que a Internet oferece. Ainda Moran, “Ensinar utilizando a Internet exige uma forte dose de atenção do professor”. Isto é para não deixar o aluno perdido na grande rede de informação. É imprescindível mostrar ao aluno que ao navegar em sites educativos é necessário como diz, Tajra, “verificar itens tais como: nome, autoria, datas de publicação e alteração das páginas, objetivos, conteúdos, público-alvo, recursos de comunicação, recursos de pesquisa.” Mostrar que nem todas as informações disseminadas pela rede são verdadeiras, por isso é preciso ter muito cuidado ao acessá-las, conscientizar o usuário de ser ético, pois “ao fazer uma cópia de um material da Internet, deve-se ter em vista um possível melhoramento do material, e, melhor, fazer citações sobre o verdadeiro autor, tentando-se, assim, ao máximo, transformar a Internet num meio seguro de informações” (Dicionário Wikipedia). “O plagiador raramente melhora algo e, pior, não atualiza o material que copiou. O plagiador é um ente daninho que não colabora para deixar a Internet mais rica; ao contrário, gera cópias degradadas e desatualizadas de material que já existe, tornando mais difícil encontrar a informação completa e atual" (Augusto C. B. Areal). Então, é necessário proporcionar meios para que o educando adquira experiências de aprendizagens ativas, significativas e diversificadas.

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